Conforme o combinado, segue o conteúdo do dia 24/05.
Vale lembrar, que é na sala de aula que as atividades acontecem e que elas são parte integrante de suas notas.
Este não é um canal oficial da prefeitura, esse blog é somente um recurso a mais, para facilitar o seu estudo.
Evitem faltar às aulas, pois só temos um dia de aula por semana (sexta-feira), cada falta corresponde a duas, portanto o risco de reprovarem por faltas é grande se não comparecerem.
Aproveitem o conteúdo.
A ARTE TEM RAIZ ?
Observe a figura abaixo e responda...A arte tem raiz?
Você já parou para se perguntar, o que pode inspirar um artista a produzir uma obra de arte?
As respostas podem ser muitas e variadas, no entanto, o que não muda é o fato de que todas as obras de arte revelam algo sobre o autor e sobre a cultura de que ele faz parte.
Isso quer dizer, que as obras de arte podem refletir as origens do artista!
A ARTE PODE FAZER A
GENTE VALORIZAR NOSSAS ORIGENS!
Cantar é uma das formas mais espontâneas e antigas de expressar aquilo que pensamos e sentimos em relação a tudo o que está a nossa volta.
Podemos cantar de diversas maneiras e em diversas situações: sozinhos, acompanhados, com a ajuda de instrumentos musicais, em momentos de laser ou em cultos religiosos, em uma apresentação teatral, entre outras.
Quando cantamos, podemos resgatar as músicas e as canções que fazem parte da tradição da sociedade em que vivemos, entrando em contato com nossas origens e valorizando as criações daqueles que viveram antes entre nós.
É importante lembrar que a cultura brasileira resulta da mistura de diversas culturas, como as de origem africana, indígena e européia, o que a torna rica e diversa.
Olhando mais a fundo a etnia do povo brasileiro, o preconceito racial não deveria existir, não é mesmo? Afinal de contas, somos um povo miscigenado! (que possui mistura de muitas raças).
A ARTE PODE FAZER A GENTE COMPREENDER MELHOR A NOSSA HISTÓRIA !
Na cidade onde moramos, convivemos com obras de arte e às vezes não entendemos muito bem o porquê de estarem lá. Estátuas nas praças, pinturas em prédios públicos, em museus, azulejos nas fachadas das igrejas e de casas. Tudo isso decora a cidade e a deixa mais bonita, porém, essas obras também podem mostrar uma interpretação dos fatos da nossa história e nos ajudar a compreender melhor nossas origens culturais.
Existem obras desse tipo em nossa cidade?
Créditos: Prefeitura Municipal de Itanhaém.
PARA ACESSAR:
Na página da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura, é possível consultar a lista do Patrimônio Mundial.
Vimos que a arte pode nos ajudar a valorizar nossas origens e a compreender melhor a nossa história. Então reflita:
- Quais monumentos brasileiros você conhece?
- Em quais cidades eles ficam?
- A que personagens da História do Brasil eles fazem referência?
- O que essas pessoas fizeram para merecer serem lembradas?
- Como isso pode influenciar a maneira que a população vê a História de seu país?
Parte de nossas Raízes - Cultura Indígena
Como vimos, antes da chegada dos europeus no continente americano, existiam os indígenas.
Historiadores e estudiosos, estimam que os de etnia indígena no ano 1500, eram cerca de 2 a 4 milhões. Hoje há cerca de 900 Mil indígenas espalhados por todo o território nacional.
A diminuição da população indígena foi tamanha, a ponto de se achar que eles poderiam chegar a desaparecer. No entanto, a partir do século XX iniciou-se um resgate da cultura indígena.
Música Indígena
A música pode ser considerada um dos mais dinâmicos instrumentos musicais que existem.
Como qualquer outro som, as vozes humanas são caracterizadas por propriedades como:
Timbre
Altura
Intensidade
Duração
Altura
Intensidade
Duração
O timbre é como uma assinatura da voz, o que a diferencia e dá identidade sonora. Em outras palavras, é o som da voz da própria pessoa. O timbre pode ser suave, aveludado, áspero, forte ou rouca, por exemplo.
A altura não é volume, antes está relacionada com a tonalidade, se o som é grave ou agudo (fino ou grosso como alguns dizem).
A intensidade está relacionada com a capacidade de força e duração, ou seja, o tempo que um som pode continuar soando.
A duração está relacionada aos tempos de cada nota, o que será determinado também pelo compasso.
Canto e Ritual
Pessoas de diversas idades e lugares do mundo cantam nas mais diversas ocasiões. A maneira como cantam e as razões que as levam a cantar pode ter relação com suas tradições, crenças e modo de viver.
Ou seja, cantar é uma das maneiras de expressar sua cultura.
Entre os indígenas não é diferente.
É por meio do canto, da música e da dança, entre outras maneiras, que os povos como os Pataxó, Munduruku, Bororo, Kalapalo, Barasana, Yanomami, Xavante, Guarani, Karajá, Krahô, Terena, Ticuna, Kaingang, Krenak e tantos outros, mantém suas tradições culturais nos territórios onde vivem.
O coral da aldeia Tenondé Porã (Parelheiros-SP), é formado por meninos e meninas, ao cantar eles resgatam e valorizam a cultura e as tradições do seu povo.
Assista o vídeo abaixo:
E então? Arte Tem Raiz?
Espero que aproveitem e até a próxima aula.
AULA DE 31/05/2019
Experimentação:
Vamos conhecer o Carimbó?
Carimbó, é um gênero musical e uma dança de roda tradicional do norte do Brasil, cuja origem está ligada aos indígenas de etnia Tupinambá.
As músicas do Carimbó, são cantadas e muito animadas. Os instrumentos tradicionalmente usados para tocar o Carimbó são o carimbó (tipo de tambor), o banjo ou a guitarra e o chocalho. Alguns grupos também tocam outros instrumentos, como o saxofone, a flauta e o clarinete. Para tocar o carimbó, o músico precisa se sentar em cima dele. Originalmente, os tambores eram construídos a partir de um tronco escavado, por isso ainda hoje costumam ser bem grandes.
Clique nos links abaixo para conhecer mais:
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1052
Clique abaixo e assista o vídeo.
Convido todos a desenharem os figurinos do Carimbó.
Mãos à obra!!!
Até a próxima aula.
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