sábado, 25 de maio de 2019

T2 EJA - UE Profª Célia Marina

Olá queridos alunos e alunas!!!

Conforme o combinado, segue o conteúdo do dia 24/05.


Vale lembrar, que é na sala de aula que as atividades acontecem e que elas são parte integrante de suas notas.

Este não é um canal oficial da prefeitura, esse blog é somente um recurso a mais, para facilitar o seu estudo.

Evitem faltar às aulas, pois só temos um dia de aula por semana (sexta-feira), cada falta corresponde a duas, portanto o risco de reprovarem por faltas é grande se não comparecerem.

Aproveitem o conteúdo.

Bons estudos!!!


A ARTE TEM RAIZ ?

Observe a figura abaixo e responda...A arte tem raiz?



Você já parou para se perguntar, o que pode inspirar um artista a produzir uma obra de arte? 




As respostas podem ser muitas e variadas, no entanto, o que não muda é o fato de que todas as obras de arte revelam algo sobre o autor e sobre a cultura de que ele faz parte.


Isso quer dizer, que as obras de arte podem refletir as origens do artista!


A ARTE PODE FAZER A 
GENTE VALORIZAR NOSSAS ORIGENS! 

Cantar é uma das formas mais espontâneas e antigas de expressar aquilo que pensamos e sentimos em relação a tudo o que está a nossa volta.
Podemos cantar de diversas maneiras e em diversas situações: sozinhos, acompanhados, com a ajuda de instrumentos musicais, em momentos de laser ou em cultos religiosos, em uma apresentação teatral, entre outras.
Quando cantamos, podemos resgatar as músicas e as canções que fazem parte da tradição da sociedade em que vivemos, entrando em contato com nossas origens e valorizando as criações daqueles que viveram antes entre nós.


É importante lembrar que a cultura brasileira resulta da mistura de diversas culturas, como as de origem africana, indígena e européia, o que a torna rica e diversa.
Olhando mais a fundo a etnia do povo brasileiro, o preconceito racial não deveria existir, não é mesmo? Afinal de contas, somos um povo miscigenado! (que possui mistura de muitas raças).

A ARTE PODE FAZER A GENTE COMPREENDER MELHOR A NOSSA HISTÓRIA !

Na cidade onde moramos, convivemos com obras de arte e às vezes não entendemos muito bem o porquê de estarem lá. Estátuas nas praças, pinturas em prédios públicos, em museus, azulejos nas fachadas das igrejas e de casas. Tudo isso decora a cidade e a deixa mais bonita, porém, essas obras também podem mostrar uma interpretação dos fatos da nossa história e nos ajudar a compreender melhor nossas origens culturais.

Existem obras desse tipo em nossa cidade?


Créditos: Prefeitura Municipal de Itanhaém.

PARA ACESSAR:



Na página da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação a Ciência e a Cultura, é possível consultar a lista do Patrimônio Mundial.

Vimos que a arte pode nos ajudar a valorizar nossas origens e a compreender melhor a nossa história. Então reflita:

  • Quais monumentos brasileiros você conhece? 
  • Em quais cidades eles ficam? 
  • A que personagens da História do Brasil eles fazem referência? 
  • O que essas pessoas fizeram para merecer serem lembradas? 
  • Como isso pode influenciar a maneira que a população vê a História de seu país? 
Parte de nossas Raízes - Cultura Indígena

Como vimos, antes da chegada dos europeus no continente americano, existiam os indígenas.
Historiadores e estudiosos, estimam que os de etnia indígena no ano 1500, eram cerca de 2 a 4 milhões. Hoje há cerca de 900 Mil indígenas espalhados por todo o território nacional.
A diminuição da população indígena foi tamanha, a ponto de se achar que eles poderiam chegar a desaparecer. No entanto, a partir do século XX iniciou-se um resgate da cultura indígena. 

Música Indígena

A música pode ser considerada um dos mais dinâmicos instrumentos musicais que existem. 
Como qualquer outro som, as vozes humanas são caracterizadas por propriedades como:

Timbre
Altura
Intensidade
Duração 

O timbre é como uma assinatura da voz, o que a diferencia e dá identidade sonora. Em outras palavras, é o som da voz da própria pessoa. O timbre pode ser suave, aveludado, áspero, forte ou rouca, por exemplo.
A altura não é volume, antes está relacionada com a tonalidade, se o som é grave ou agudo (fino ou grosso como alguns dizem).
A intensidade está relacionada com a capacidade de força e duração, ou seja, o tempo que um som pode continuar soando.
A duração está relacionada aos tempos de cada nota, o que será determinado também pelo compasso.

Canto e Ritual

Pessoas de diversas idades e lugares do mundo cantam nas mais diversas ocasiões. A maneira como cantam e as razões que as levam a cantar pode ter relação com suas tradições, crenças e modo de viver. 
Ou seja, cantar é uma das maneiras de expressar sua cultura.
Entre os indígenas não é diferente. 
É por meio do canto, da música e da dança, entre outras maneiras, que os povos como os Pataxó, Munduruku, Bororo, Kalapalo, Barasana, Yanomami, Xavante, Guarani, Karajá, Krahô, Terena, Ticuna, Kaingang, Krenak e tantos outros, mantém suas tradições culturais nos territórios onde vivem.

O coral da aldeia Tenondé Porã (Parelheiros-SP), é formado por meninos e meninas, ao cantar eles resgatam e valorizam a cultura e as tradições do seu povo.

Assista o vídeo abaixo:

E então? Arte Tem Raiz?

Espero que aproveitem e até a próxima aula.

AULA DE 31/05/2019 

Experimentação:

Vamos conhecer o Carimbó?

Carimbó, é um gênero musical e uma dança de roda tradicional do norte do Brasil, cuja origem está ligada aos indígenas de etnia Tupinambá.
As músicas do Carimbó, são cantadas e muito animadas. Os instrumentos tradicionalmente usados para tocar o Carimbó são o carimbó (tipo de tambor), o banjo ou a guitarra e o chocalho. Alguns grupos também tocam outros instrumentos, como o saxofone, a flauta e o clarinete. Para tocar o carimbó, o músico precisa se sentar em cima dele. Originalmente, os tambores eram construídos a partir de um tronco escavado, por isso ainda hoje costumam ser bem grandes.

Clique nos links abaixo para conhecer mais:

http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/1052


Clique abaixo e assista o vídeo.



Convido todos a desenharem os figurinos do Carimbó.

Mãos à obra!!!

Até a próxima aula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

3ºANO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS