terça-feira, 21 de maio de 2019

6ºS ANOS - 2º TRIMESTRE - ARTE MURALISTA

Queridos Alunos,

Estou postando hoje o conteúdo que foi abordado nas aulas dessa semana, espero que todos possam estudar com maior facilidade, já que a tecnologia está à disposição da maioria de vocês através de um simples aparelho de telefone celular. 

Vale lembrar, que este é apenas um recurso a mais para que vocês possam adquirir conhecimento.

É nas aulas que a atenção deve ser máxima, para que aprendam e evoluam em conhecimento e se tornem  cidadãos críticos e capazes de vencer os obstáculos da vida.

Aproveitem!

ARTE E ESPAÇOS DE EXPRESSÃO

TEMA 1: PAREDES E MUROS COMO ESPAÇOS DE EXPRESSÃO





A PINTURA MURAL

A obra de Ananda Nahu que acabamos de conhecer é uma pintura mural, nome dado às pinturas produzidas sobre paredes, muros ou em tetos.

A pintura mural é realizada por diferentes povos desde os tempos mais antigos. A imagem abaixo, por exemplo, é uma réplica de um mural produzido em Teotihuacán, cidade construída por volta de 100 a.C. e que está localizada no planalto central do México. Essas pinturas murais foram produzidas por povos que habitavam o continente americano antes da chegada dos europeus.

Os fragmentos de murais de Teotihuacán constituem uma fonte importante de informação sobre a religião e a sociedade dos povos que viveram nos territórios que hoje correspondem ao México.

As imagens em geral, representam divindades e revelam aspectos da religiosidade desses povos.


OS AFRESCOS

Na antiguidade, a pintura mural era realizada por diversos povos, como os egípcios, os gregos e os romanos. Para produzir esse tipo de pintura, em geral, esses povos aplicavam sobre as paredes uma camada de gesso ou cal frescos, e realizavam a pintura utilizando tinta diluída em água ou tinta pura.  ESSA TÉCNICA É CHAMADA DE AFRESCO.

No Egito antigo, essas pinturas eram produzidas no interior de palácios e túmulos. A imagem abaixo mostra detalhes de um mural produzido pelos egípcios no seculo XVI a.C..

  
Afresco da câmara mortuária do Faraó Ramsés.


MURALISMO: ARTE E POLÍTICA

Observe a obra a seguir e responda as perguntas:

Detalhe de: Escravidão na plantação de cana-de-açúcar de Tealtenango-Morelos (1930-1931) Diego Rivera, Mural 4,35x2,82m. Palácio das Cortes , Cuemavaca, México.

O que cada personagem dessa obra está fazendo?

Em sua opinião, qual foi a intenção do artista Diego Rivera, ao produzir essa obra?


MURALISMO MEXICANO

A imagem anterior, mostra um detalhe de um mural produzido pelo artista Diego Rivera (1886- 1957), no início da década de 1930.

Rivera fez parte de um grupo de artistas que produziram pinturas murais com uma inspiração social e política,  na primeira metade do século XX. Eles usavam a arte para denunciar questões sociopolíticas no México e dessa forma colaborar com o momento político mexicano: a transição de um governo autoritário para um governo democrático.

O movimento realizado por esses artistas se tornou conhecido como Muralismo Mexicano.

Além da monumentalidade, as pinturas eram caracterizadas pelo modo realista que os elementos eram representados. 


Eles acreditavam que a arte deveria ter grande alcance social, e por isso não optaram por pinturas que posteriormente seriam expostas em museus ou galerias.

Alguns dos principais representantes do Muralismo Mexicano foram Diego Rivera e José Orozco (1883-1949).


Para artistas como Diego Rivera e José Orozco, a produção artística dos povos que habitavam o território mexicano, antes dos europeus chegarem, foi uma grande referência.



       Detalhe de: América Hispânica - José Orozco (1932-1934).

REPRESENTAÇÕES RUPESTRES


Registros Pré- Históricos


Conhecemos até aqui, alguns exemplos de pintura mural. O uso de paredes, muros e tetos como suporte para a produção visual, no entanto, acompanha os seres humanos desde a pré-história. Observe na imagem a seguir expressões visuais produzidas há milhares de anos sobre paredes rochosas.




A ARTE RUPESTRE


As figuras do Parque Nacional da Serra da Capivara em São Raimundo Nonato no Piauí, estão entre os registros visuais mais antigos encontrados no Brasil e no continente americano. Esses registros são chamados de Pinturas Rupestres.


A palavra rupestre tem origem no idioma francês e denomina todo tipo de imagem produzida sobre as paredes de rochas. Para pintar e desenhar, nossos antepassados utilizavam materiais naturais, como carvão, sangue de animais, ossos e pigmentos extraídos de vegetais.  Arqueólogos e historiadores, acreditam que eles utilizavam os dedos e objetos simples, como pincéis feitos de pelos e penas de animais, para criar as figuras.

Os registros podem ser encontrados em diversos lugares do mundo:



 MÃOS EM NEGATIVO

Observe as imagens abaixo, essas pinturas foram feitas  há mais de 9 mil anos na província de Santa Cruz, Argentina. 

Para criar essas imagens, nossos antepassados não utilizaram os dedos nem pincéis.
Eles colocaram a mão sobre a parede rochosa e sopraram pigmentos sobre ela, para marcar o contorno . Essa técnica é conhecida atualmente como mãos em negativo e representam a presença humana naquele local há milhares de anos.




ATIVIDADE EM GRUPO


a) Reúnam-se em grupos de 5 a 6 integrantes e discutam sobre os principais problemas sociais e escolham um tema para o trabalho.


b) Procurem em jornais e revistas imagens que tenham alguma relação com o tema escolhido.


c) Colem as imagens em um pedaço de papel kraft de forma a cobrir todos os espaços.


Importante: Deve-se utilizar somente imagens, não deve ter enunciados ou frases que caracterizem o tema. Suas idéias devem ser transmitidas e identificadas através das imagens.


d) Na data combinada seu mural será exposto e os integrantes dos outros grupos serão convidados a comentar sua obra em uma leitura de imagem.


Mãos à obra!!!



Produto final da atividade:








A ARTE DO GRAFITE

Aprendemos nessa unidade como os Muralistas Mexicanos utilizavam suas criações para despertar a reflexão nas pessoas para questões sociopolíticas. Na atualidade o artista Bansksy tem feito trabalhos em paredes e  espaços públicos e privados para atrair a atenção do público para questões sociopolíticas.


A produção desenvolvida por Bansksy é chamada de grafite, expressão artística que se caracteriza pela produção de desenhos e pinturas em muros, paredes e painéis. 


O grafite é uma das formas mais características da arte contemporânea, que é o conjunto de estilos e movimentos que surgiram a partir da segunda metade do século XX 



Banksy

Desde os primeiros grafites feitos nos anos 1990, em Bristol, na Inglaterra, Banksy mantém sua identidade no anonimato. No início de sua carreira, o artista de rua inglês, pintava paredes e muros a mão livre. No entanto, com o passar do tempo, ele passou a usar a técnica do stencil para realizar seus trabalhos.


Os grafites de Bansky estão espalhados pelos muros de várias cidades em diversos países e abordam diversos temas como por exemplo: a imigração, a guerra e a política, com um tom crítico e provocativo, estimulando nas pessoas uma reflexão sobre o que acontece na sociedade e no mundo.





    Grafite de Banksy de 2013. Distrito do Queens, em Nova York.
    Tradução da Frase: "O que fazemos na vida ecoa na eternidade".

A ORIGEM DO GRAFITE


Muitos estudiosos defendem a ideia de que o grafite, na forma que conhecemos hoje, teve sua origem nas manifestações de 1960, onde pessoas de vários lugares do mundo foram às ruas para questionar as formas de governo e modelos de sociedade.


Na França, em 1968, jovens fizeram protestos, fazendo inscrições nos muros de intenção política e poética. No mesmo período, em Nova York, Estados Unidos, diversos movimentos culturais ocorreram ligados a grupos marginalizados, principalmente aos jovens negros de bairros pobres da cidade.




O GRAFITE E O MOVIMENTO HIP HOP

    
Na década de 1970, nos Estados Unidos, integrantes das comunidades negras e latino-americanas iniciaram um movimento de integração das artes urbanas estadunienses com influencias das culturas negras e latino-americanas. 

Esse movimento resultou no hip-hop e se espalhou por diversos países.


O hip-hop é fundamentalmente urbano e reflete os conflitos existentes que surgiram das desigualdades sociais e discriminações, acentuadas nas grandes cidades.


Inicialmente o movimento estava relacionado à busca de melhores condições de vida e reúnem basicamente três expressões artísticas: o GRAFITE  nas artes visuais,  O RAP, na música, e o BREAK na dança.


"De olho" nos significados:


RAP - abreviação de rhythm and poetry (rítmo e poesia). 

Um estilo de música popular caracterizado pela interpretação de rimas improvisadas sobre um acompanhamento rítmico, especialmente batidas.

BREAK - Estilo de dança realizado com movimentos rápidos e que acompanham as batidas do rap.


O hip-hop chegou no Brasil na década de 1980 e em pouco tempo tornou-se popular entre os jovens moradores dos bairros periféricos de todas as cidades do país.




Ouça um trecho: 




DAS RUAS PARA AS GALERIAS


Por volta de 1980, alguns grafites chamaram a atenção não só por sua caraterística transgressora mas também por sua qualidade artística. Alguns "grafiteiros" foram convidados a exporem suas obras em reconhecidas galerias de Nova York, EUA e no mundo.


Para acessar:  

http://www.haring.com/

Você encontrará neste site as obras de Kate Haring, a navegação é fácil mesmo o conteúdo estando em inglês. Acesse a aba "ART" onde você pode escolher o ano da produção das obras, que são realizadas utilizando-se diversos suportes e técnicas.

A ARTE GRAFITE NO BRASIL

No Brasil o grafite chegou por volta de 1970  e 1980 através de Alex Vallauri (1949-1987), nascido na Etiópia, continente africano. Vallauri chegou ao Brasil em 1965. Antes havia morado nos Estados Unidos e estudado gravura na Suécia, de onde trouxe suas influências do grafite. 

Passou a produzir obras em São Paulo-SP, sendo muito importe na divulgação do movimento artístico no Brasil.
O dia de sua morte, 27 de março, foi escolhido para se comemorar o Dia Nacional do Grafite. 


Podemos ainda, citar outros nomes de brasileiros como: Celso Gitahy, a paulistana Mag Magrela, a potiguar Eveline Gomes, a mineira Tainá Lima, conhecida como Crioula, entre outros.



Aguardem uma nova atividade para finalizarmos a unidade de Arte Muralista e Grafite.


Bons estudos!!!

Um comentário:

  1. boa noite .sou professora vce pode me dar sugestoes para elaborar atividades de artes

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3ºANO CORES PRIMÁRIAS E SECUNDÁRIAS